Formação em Montessori

Para quem deseja se tornar um profissional montessoriano, existem muitas opções de cursos de formação no Brasil e no exterior.

No Brasil, você pode entrar no site da Organização Montessori do Brasil e verificar os cursos credenciados pela Organização. Eles têm cargas horárias diferentes e exigências diferentes também. Você vai reparar, entrando no site ou em contato com cada um, que há cursos com certificação nacional ou internacional e cursos que são livres ou funcionam como especializações ou pós-graduações.

No exterior, há diversas possibilidades de curso também. Os melhores são vinculados a alguma grande associação, como a Association Montessori Internationale; a American Montessori Society ou o Montessori Accreditation Council for Teacher Education (temos um curso certificado pelo MACTE também no Brasil).

A formação profissional em Montessori não é obrigatória por lei para que você atue em uma escola montessoriana, mas muitas associações exigem a formação para o credenciamento da escola e, verdadeiramente, a chance de um trabalho ser bom sem a formação profissional específica é muito menor do que com a formação.

Ao longo de seu curso, você terá que ler alguns capítulos de livros de Montessori. Leia os livros completos. Ler tudo o que você puder do que foi escrito pela Maria Montessori transformará a qualidade de seu trabalho mais profundamente do que você pode imaginar.

Em um bom curso, você aprenderá a história, a teoria e a visão de infância, educação e sociedade do método Montessori, e em seguida aprenderá tudo sobre como fazer. Os cursos são muito práticos e trabalham com a preparação do ambiente e do adulto, ao mesmo tempo que ensinam o uso de cada material da sala, com seus objetivos e importância no todo. Aproveite para tentar entender tudo o que puder. Não basta sair do curso com uma receita pronta, você precisa entender cada um dos pontos envolvidos na tarefa de educar com Montessori.

Geralmente, um curso de formação profissional em Montessori demanda pelo menos um ano inteiro de dedicação. Informe-se com antecedência quando começar a planejar sua carreira e não deixe para a última hora. A formação é uma oportunidade de transformação profunda na vida de um educador.

Advertisements